"O desporto nacional precisa do Sporting ao mais alto nível para que os valores que são defendidos não se percam"



segunda-feira, junho 29

O ADEPTO LAMPIÃO - SINÓNIMOS

JAVALI

O javali (do árabe djabali, significando porco montanhês), também chamado javardo (Sus scrofa), é um mamífero artiodáctilo, da família Suidae de médio porte e corpo robusto. É a mais conhecida e a principal das espécies de porcos selvagens.

Tem ampla distribuição geográfica, sendo nativo da Europa, Ásia e Norte da África. Em tempos recentes foi introduzido nas Américas e na Oceania.
É o antepassado a partir do qual evoluiu o actual porco doméstico (Sus domesticus ou Sus scrofa domesticus).



NEANDERTAL

O homem-de-neandertal (Homo neanderthalensis) é uma espécie extinta (pensava-se...), fóssil, do gênero Homo que habitou a Europa e partes do oeste da Ásia, de cerca de 300.000 anos atrás até aproximadamente 29.000 anos atrás (Paleolítico Médio e Paleolítico Inferior, no Pleistoceno), tendo coexistido com os Homo sapiens. Alguns autores, no entanto, consideram os homens-de-neandertal e os humanos subespécies do Homo sapiens (nesse caso, Homo sapiens neanderthalensis e Homo sapiens sapiens, respectivamente).


BURRO


O asno (Equus asinus), chamado ainda de burro, jumento, ou jegue, é um mamífero perissodátilo de tamanho médio, focinho e orelhas compridas, utilizado desde tempos pré-históricos como animal de carga.




NOTA: estes sinónimos estão longe de pretender ferir quaisquer susceptibilidades no que a estes animais diz respeito. Não é objectivo do blog insultar quer o burro, quer o javali, ou sequer pôr os Neandertais a dar voltas nos seus túmulos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se já foi colhido por algum javali ou se algum burro lhe deu alguma patada.
De qualquer das formas, mesmo tendo tais factos acontecido não lhe da o direito de insultar os referidos animais.

Segundo ponto o homem de Neandertal já era dotado de inteligência, conseguia construir ferramentas por exemplo....portanto um poste muito infeliz sr leão rampante


LPDA

http://www.lpda.pt/

OLeãoRampante disse...

Meu caro,

daí eles terem atirado pedras!

Saudações Leoninas!

Anónimo disse...

bem haja sr.leao rampante gostei..saudaçoes leoninas

Marat Izmailov

Pois é. Nani já lá vai e 25.5 milhões serviram de troca para a transferência. No entanto, não vai ser fácil substituir um jogador como ele. Pelo menos não iria ser fácil(!) já que pelos vistos o Sporting parece ter encontrado o substituto ideal. Um pouco mais velho, 24 anos, mas ainda com margem de progressão (ao contrário do que muito boa gente diz). Chegou a ser considerado, em 2001, o melhor jogador jovem do campeonato russo, tendo depois algum azar, fracturando um dos pés. Faz todas as posições do meio campo para a frente, menos a de ponta de lança (também não era preciso já que o levezinho dá sempre conta do recado...) Acho que podemos confiar nele, até porque os russos têm sempre aquela tenacidade e abnegação que lhes é reconhecida e não se deixam ir em manias e tiques próprios de culturas mais latinas... Aqui fica um apanhado do que ele é capaz de fazer.