"O desporto nacional precisa do Sporting ao mais alto nível para que os valores que são defendidos não se percam"



sexta-feira, dezembro 21

Andrades

Muito se tem falado do Porto. Uma equipa que não pertence a este campeonato, anos luz à frente das outras equipas, que está regularmente na Champions...um exemplo a seguir pelas outras equipas.
E o que quer isto dizer?! Muito simples. É que realmente, em Portugal, compensa ser corrupto. Parece que quando chega a altura de falar no Porto toda a gente se esquece o que está na génese disto tudo. Os campeonatos ganhos de uma maneira vergonhosa e que fizeram com que o Sporting estivesse 18 anos sem ganhar um campeonato.
Se não vejamos. O que significa quando uma equipa ganha campeonatos? Qual a principal consequência para além da conquista dos mesmos? A entrada directa na Liga dos Campeões! Pois é... e foi isso que o Porto foi conseguindo ao longo deste anos todos. Beneficiado cá, e ganhando à cabeça, quase 5 milhões de euros por ano, pela entrada directa na Champions.
Tendo em conta que o Porto ja ganhou 15 campeonatos desde que o Corrupto-Mor por lá chegou, e se multiplicarmos 15*5, dá-nos a módica quantia de 75 milhões de euros.
Logicamente que há vinte anos atrás não se ganhava 5 milhoes de euros por entrada na liga dos campeoes, mas também era tudo bem mais barato...comparável, portanto.
A partir daqui, torna-se mais fácil retirar as devidas conclusões. O Porto é o que é, devido à maneira com ganha os campeonatos em Portugal, e o que isto significa, é que muito deste dinheiro poderia ter ido parar aos cofres do Sporting. O prestígio do Sporting seria bem maior, e a nossa situação financeira não seria a que hoje temos.
Isto é muito, muito grave. Mas estando nós num país de brandos costumes, tou em crer que a impunidade vai continuar e praticamente ninguém irá ser responsabilizado por esta vergonha que já dura há largos anos...

P.S.-Nunca mais me vou esquecer, de quando estavámos há dois anos atrás a discutir com o Porto o 2º lugar, do jogo com o Nacional da Madeira: Árbitro : Augusto Duarte (o tal que ia regularmente a casa do Pinto da Costa-PREMEDITADO): O Nacional faz 0-3 sendo que todos estes golos foram marcados em fora de jogo!!MAIS! 2 penalties por marcar a favor do Sporting e o Pedro Barbosa entra e logo a seguir é expulso! CONCLUSÃO: O Porto lá vai feliz e contente directamente para a Champions arrecadando quase 5 milhões de euros...O Sporting...nada.
A história vai sendo escrita...

SUGESTÃO:

Em cima, fica um "Best Of" de um documentário que a RTP fez há uns tempos sobre o Porto.

Sem comentários:

Marat Izmailov

Pois é. Nani já lá vai e 25.5 milhões serviram de troca para a transferência. No entanto, não vai ser fácil substituir um jogador como ele. Pelo menos não iria ser fácil(!) já que pelos vistos o Sporting parece ter encontrado o substituto ideal. Um pouco mais velho, 24 anos, mas ainda com margem de progressão (ao contrário do que muito boa gente diz). Chegou a ser considerado, em 2001, o melhor jogador jovem do campeonato russo, tendo depois algum azar, fracturando um dos pés. Faz todas as posições do meio campo para a frente, menos a de ponta de lança (também não era preciso já que o levezinho dá sempre conta do recado...) Acho que podemos confiar nele, até porque os russos têm sempre aquela tenacidade e abnegação que lhes é reconhecida e não se deixam ir em manias e tiques próprios de culturas mais latinas... Aqui fica um apanhado do que ele é capaz de fazer.