"O desporto nacional precisa do Sporting ao mais alto nível para que os valores que são defendidos não se percam"



terça-feira, abril 22

O Sporting visto por especialistas

O Blog já anda farto de apontar as razões para a irregularidade da nossa Equipa. A inexperiência intrísecamente ligada à falta de maturidade são, a nosso ver, as principais razões para ao altos e baixos que se verificam no Sporting. No entanto, há quem não concorde. É exactamente por esta razão que transcrevo aqui um excerto de um artigo de um jornal on-line, em que o intérprete é um especialista no assunto, doutorado em psicologia desportiva.
Fica também o recado, para aqueles que, em Alvalade, ainda soltam assobios desvairados para dentro de campo...

Relativamente à derrota em Leiria, a falta de maturidade é apontada como possível causa: "Parece-me que pode existir alguma falta de maturidade. Tanto ficam eufóricos com uma vitória como se sentem deprimidos após uma derrota. Não conseguem encontrar estabilidade. Não existe um autoconceito de equipa bem definido. Ainda estarão à procura de identidade", afirma, lembrando ainda os momentos de menor empatia com os adeptos: "Se quem mais gosta de nós nos é hostil, temos dificuldade em lidar com essa rejeição." As soluções, segundo Jorge Sequeira, passam por "automotivação intrínseca, estímulos positivos e maior comprometimento com o jogo."

Mais uma vez, há que dar tempo ao tempo e apoiar incondicionalmente.


Saudações Leoninas!

2 comentários:

Visconde disse...

Eu concordo com o dar tempo ao tempo e deixar crescer os jogadores. Apoiá-los sempre, incondicionalmente.
O que não aceito é a falta de atitude, o desinteresse, a desmotivação e a falta de humildade que os nossos jogadores exibiram em Leiria. A camisola do Sporting não é pra todos, é preciso respeitá-la e isso não foi feito.

SL

OLeãoRampante disse...

Principalmente desconcentração enorme!É verdade. contra isso nada tenho a a dizer. O falhanço do Polga , do tonel e a falha de marcação do moutinho revelaram isso mesmo. Talvez ate excesso de confiança, sei lá. Foram 3 erros enormes...

Por ex, neste jogo, acho que o Nosso >treinador não foi dos mais culpados. Falhanços destes advêem de falhas directas dos jogadores. E repara, ate tivemos algumas oportunidades, com 2 bolas no poste...e jogadas em que vuk e izmailov estavam cara a cara com o guarda.redes e 2 golos (bem anulados).



Assim é complicado...

Marat Izmailov

Pois é. Nani já lá vai e 25.5 milhões serviram de troca para a transferência. No entanto, não vai ser fácil substituir um jogador como ele. Pelo menos não iria ser fácil(!) já que pelos vistos o Sporting parece ter encontrado o substituto ideal. Um pouco mais velho, 24 anos, mas ainda com margem de progressão (ao contrário do que muito boa gente diz). Chegou a ser considerado, em 2001, o melhor jogador jovem do campeonato russo, tendo depois algum azar, fracturando um dos pés. Faz todas as posições do meio campo para a frente, menos a de ponta de lança (também não era preciso já que o levezinho dá sempre conta do recado...) Acho que podemos confiar nele, até porque os russos têm sempre aquela tenacidade e abnegação que lhes é reconhecida e não se deixam ir em manias e tiques próprios de culturas mais latinas... Aqui fica um apanhado do que ele é capaz de fazer.