"O desporto nacional precisa do Sporting ao mais alto nível para que os valores que são defendidos não se percam"



sexta-feira, janeiro 11

(hum...difícil...por onde começar...)
Durante a época tenho falado das fraquezas da equipa do Sporting...elas mantêm-se:
juventude(inexperiência), lesão de Derlei, lesão de Pedro Silva, falta de mais líderes na equipa (o caso do Caneira);a equipa não joga coesa, não há entreajuda... O esquema táctico exige muito de rapazes com 21/22/etc anos. É a minha opinião. (E as outras equipas sabem disso. Basta "virarem o jogo" e desequilibram-nos imediatamente. A Roma fez isso dezenas de vezes...não foi por acaso. Outras só não fazem tanto porque não são Toti's nem Mancini's...)
Também o Purovic não foi talhado para jogar neste sistema, tendo-se de deslocar à linha. Ele que tecnicamente não é brilhante...(Imaginem o Jardel a ter que ir à linha...Inimaginável).
É também óbvio alguma diminuição da forma física de alguns jogadores do Sporting. De entre os quais Liedson, que já não luta tanto pelas bolas, e o Miguel Veloso que às vezes parece um jogador vulgar.
E por fim, alguma culpa de Paulo Bento por esta situação. Numa organização, quando algo corre mal, a culpa é sempre de todos.

Soluções?

Não é fácil. Não temos dinheiro e a mentalidade das pessoas neste País é demasiado retrógrada.

Um dos problemas faz parte da solução. Paulo Bento. Acho que deve continuar independentemente do que vier a acontecer. É um treinador jovem e desde que aprenda com os erros, acho que deve continuar. Ele lá vai tentando, pondo o Romagnoli e o Veloso no banco que não estão a jogar grande coisa. O pior é que as opções que temos não preenchem essas lacunas. O Moutinho está sempre a trocar de posição, tal como o Izmailov, e para o Pereirinha é difícil jogar a interior direito. Assim não se ganham rotinas. São as opções que temos. Celsinho? Pois, também não percebo. Era ele que deveria por o Romagnoli a trabalhar mais, se é que me faço entender...Mas não vou falar do que não sei. Alguma razão há-de haver.

Obviamente(!) que há esperança. Derlei, o jogador do Sporting que mais títulos detém e que pode muito bem ser o líder que falta, e Pedro Silva, não tarda estão de regresso, e seguramente que o Sporting Clube de Portugal vai melhorar.

É como o Polga diz: "Continuar a trabalhar!!"

Saudações Leoninas!

P.S. - Uma palavra em relação ao Carlos Freitas: acho que acabou por ser o bode expiatório desta situação. Tal como ele disse, todos os jogadores que ele contratou têm capacidade de se afirmar. Foram boas compras.O único ponto fraco é o facto de serem...jovens, pois.
O difícil vai ser encontrar um substituto que saiba tanto do mercado...

Sem comentários:

Marat Izmailov

Pois é. Nani já lá vai e 25.5 milhões serviram de troca para a transferência. No entanto, não vai ser fácil substituir um jogador como ele. Pelo menos não iria ser fácil(!) já que pelos vistos o Sporting parece ter encontrado o substituto ideal. Um pouco mais velho, 24 anos, mas ainda com margem de progressão (ao contrário do que muito boa gente diz). Chegou a ser considerado, em 2001, o melhor jogador jovem do campeonato russo, tendo depois algum azar, fracturando um dos pés. Faz todas as posições do meio campo para a frente, menos a de ponta de lança (também não era preciso já que o levezinho dá sempre conta do recado...) Acho que podemos confiar nele, até porque os russos têm sempre aquela tenacidade e abnegação que lhes é reconhecida e não se deixam ir em manias e tiques próprios de culturas mais latinas... Aqui fica um apanhado do que ele é capaz de fazer.