"O desporto nacional precisa do Sporting ao mais alto nível para que os valores que são defendidos não se percam"



sábado, setembro 20

(Alguns) Jogadores passam... o Clube fica


Ontem estive a falar sobre o que o Sporting era há uns anos e o que é hoje. Entristece-me ver que o Sporting perdeu um pouco a atitude de Leão que teve durante muitos anos. Jogadores como Sá Pinto, Oceano, Carlos Xavier, Damas, raramente encontram à altura jogadores com atitudes como a que estes jogadores tinham. Posso também falar em Acosta, Duscher, Schmeichel, Ivkovic, Rui Jorge, enfim... Se hoje em dia me pedirem para me identificar com algum dos jogadores que jogam presentemente no clube, certamente não encontrarei nenhum, em que sinta o que sentia por qualquer um dos que referi...
Por falar nisto, fiquei deveras triste e bastante chateado com o que Moutinho veio dizer para a cominucação social.
Hoje em dia formamos jogadores, grandes jogadores, mas o problema é que quando chegam ao primeiro ano de sénior não se concentram totalmente nas suas tarefas e deslumbram-se com a possibilidade de, dizem eles, "dar o salto". Jogadores como Figo, Oceano, Sá, esfolavam-se em campo e não pensavam tanto na sua saída como os jogadores de hoje pensam. Faziam na mesma o seu trabalho e, depois, se alguma oportunidade surgisse, pensariam nela e aceitariam se fosse do seu agrado.
Moutinho esteve prestes a fazer a burrice que o Robinho fez...
Compreendo perfeitamente que os jogadores, como outra pessoa qualquer, queiram ver aumentados os seus salários, mas sinceramente, não entendo a azáfama que criam à volta disto tudo. Tal como em qualquer outra profissão, os jogadores de futebol têm de ter brio profissional e não andar a espalhar pelo mudo fora o que querem ou não querem fazer. O clube deu tudo o que Moutinho tem e a única coisa que se pede é que respeite um Clube com uma longa história. Se não está bem no clube que se despeça. Pode pensar em salários melhores, outros campeonatos, mas então que trabalhe ainda mais para isso para, então, não haver necessidade de fazer uma pressão estúpida ao Clube que o criou. Muito provavelmente estaremos perante uma nova maneira de estar no futebol, onde o dinheiro fala mais alto (o que, por si só, não é um problema , mas acima de tudo, onde essa vontade de ganhar mais e mais dinheiro faz com que o profissionalismo diminua...
Assim, em jeito de conclusão, não critico que Moutinho queira sair, mas não pode, NUNCA, desestabilizar o Clube. A verdade é que os jogadores passam e o Clube fica.

2 comentários:

Peyroteo disse...

Moutinho efectivamente poderia sair para ganhar mais; mas se tiver cabeça só o deve fazer pra um clube de Topo, pois já se PROVOU que os que vão para clubes de 2º ou até 3º plano, se arrependem, pois apesar de ganharem mais, isso não é tudo; até porque estagnam.

Moutinho é um grande jogador, acima de tudo porque é COMPETITIVO e consegue sê-lo em dezenas e dezenas de jogos ao longo do ano.
Mas falta-lhe um "pormenor" para ser um jogador de eleição: não é (para já) um concretizador.

Pelo que sair para clubes que não estão no topo, não será interessante para a sua carreira.

Só existem 10 únicos clubes para onde realmente interessava sair:
- Manchester
- Chelsea
- Arsenal
- Liverpool
- Real Madrid
- Barcelona
- Bayern
- Juventus
- Milan
- Inter

O problema é que não tem lugar de caras em nenhum destes clubes, e não sabemos se alguma vez terá, pois falta-lhe o tal pormenor de concretizador; como um Fabregas, se é que me entendem.

Visconde disse...

O titulo diz tudo, o Vuk tem tudo para ser um grande jogador, só lhe falta é cabeça e orelhas moucas...

Abraço

Marat Izmailov

Pois é. Nani já lá vai e 25.5 milhões serviram de troca para a transferência. No entanto, não vai ser fácil substituir um jogador como ele. Pelo menos não iria ser fácil(!) já que pelos vistos o Sporting parece ter encontrado o substituto ideal. Um pouco mais velho, 24 anos, mas ainda com margem de progressão (ao contrário do que muito boa gente diz). Chegou a ser considerado, em 2001, o melhor jogador jovem do campeonato russo, tendo depois algum azar, fracturando um dos pés. Faz todas as posições do meio campo para a frente, menos a de ponta de lança (também não era preciso já que o levezinho dá sempre conta do recado...) Acho que podemos confiar nele, até porque os russos têm sempre aquela tenacidade e abnegação que lhes é reconhecida e não se deixam ir em manias e tiques próprios de culturas mais latinas... Aqui fica um apanhado do que ele é capaz de fazer.