Quero desejar a todos os leitores do blog, um Santo Natal e um Grande Ano de 2008!
E ficamos à espera de um Sporting campeão! Com muita...tranquilidade!
Sporting!
"O desporto nacional precisa do Sporting ao mais alto nível para que os valores que são defendidos não se percam" | |
segunda-feira, dezembro 24
Feliz Natal e um Óptimo Ano Novo
Publicada por OLeãoRampante à(s) segunda-feira, dezembro 24, 2007
sexta-feira, dezembro 21
Andrades
Muito se tem falado do Porto. Uma equipa que não pertence a este campeonato, anos luz à frente das outras equipas, que está regularmente na Champions...um exemplo a seguir pelas outras equipas.
E o que quer isto dizer?! Muito simples. É que realmente, em Portugal, compensa ser corrupto. Parece que quando chega a altura de falar no Porto toda a gente se esquece o que está na génese disto tudo. Os campeonatos ganhos de uma maneira vergonhosa e que fizeram com que o Sporting estivesse 18 anos sem ganhar um campeonato.
Se não vejamos. O que significa quando uma equipa ganha campeonatos? Qual a principal consequência para além da conquista dos mesmos? A entrada directa na Liga dos Campeões! Pois é... e foi isso que o Porto foi conseguindo ao longo deste anos todos. Beneficiado cá, e ganhando à cabeça, quase 5 milhões de euros por ano, pela entrada directa na Champions.
Tendo em conta que o Porto ja ganhou 15 campeonatos desde que o Corrupto-Mor por lá chegou, e se multiplicarmos 15*5, dá-nos a módica quantia de 75 milhões de euros.
Logicamente que há vinte anos atrás não se ganhava 5 milhoes de euros por entrada na liga dos campeoes, mas também era tudo bem mais barato...comparável, portanto.
A partir daqui, torna-se mais fácil retirar as devidas conclusões. O Porto é o que é, devido à maneira com ganha os campeonatos em Portugal, e o que isto significa, é que muito deste dinheiro poderia ter ido parar aos cofres do Sporting. O prestígio do Sporting seria bem maior, e a nossa situação financeira não seria a que hoje temos.
Isto é muito, muito grave. Mas estando nós num país de brandos costumes, tou em crer que a impunidade vai continuar e praticamente ninguém irá ser responsabilizado por esta vergonha que já dura há largos anos...
A história vai sendo escrita...
SUGESTÃO:
Em cima, fica um "Best Of" de um documentário que a RTP fez há uns tempos sobre o Porto.
Publicada por OLeãoRampante à(s) sexta-feira, dezembro 21, 2007
quinta-feira, dezembro 13
Acima de tudo, SPORTING, SPORTING, SPORTING!
Individualmente, o Moutinho ontem demonstrou o porquê de envergar a braçadeira de capitão do Sporting. Numa altura em que falta confiança aos nossos jogadores, o Baixinho foi determinante ao mostrar uma garra tremenda e espírito de sacrifício enormes, conseguindo passar essas sensações para os demais jogadores. Já para não falar do Polga, que é como vocês sabem, um Deus...
Os 3-0 ficam muito bem ao jogo e permite-nos dar "a volta por cima" de que Polga falou.
No fim, um dos episódios mais tristes a que eu alguma vez presenciei no seio da família Sportinguista: a rejeição da camisola do Nosso Capitão, e o seu arremesso para o fosso. Lamentável... Bando de energúmenos que não mereciam sequer entrar no Nosso estádio, e que não conseguem distinguir agradecimentos espontâneos de desculpas forçadas...foi o que disseram... Gente mal formada, portanto.
Contudo, reparem que muitos deles quiseram mesmo apanhar a camisola do 28, o que significa quer não devemos dar muita importância a este triste episódio, já que foi perpetrado(!) por um número reduzido de pessoas que, sinceramente, não merecem "tempo de antena". Energúmenos como estes não representam o todo da massa associativa do Sporting, da qual, eu, vocês e mais uns milhões, fazemos parte!
Acima de tudo, SPORTING, SPORTING, SPORTING!
P.S.-No jogo com o Louletano, tive a felicidade de ficar com a camisola do Vukcevic, algo que vou guardar religiosamente. No fundo, as camisolas vão para quem as merece...modéstia à parte.
Publicada por OLeãoRampante à(s) quinta-feira, dezembro 13, 2007
Champions League - Sporting C.P.-Dynamo Kyiv
HIGHLIGHTS
Publicada por OLeãoRampante à(s) quinta-feira, dezembro 13, 2007
quarta-feira, dezembro 12
Grande Rui Silva!
Mais uma medalha para o atletismo Sportinguista. Grande Rui Silva!! Realmente é de louvar o esforço que os rapazes e raparigas do atletismo fazem, ano após ano, para se manterem no topo!
Publicada por OLeãoRampante à(s) quarta-feira, dezembro 12, 2007
terça-feira, dezembro 4
Assobiar?
Mais uma vez a sorte não quis nada connosco... Nos últimos 4 jogos marcámos 3 auto-golos, falhámos um penalty e sofremos um golo ingrato a jogar com 9... e sofremos 3 golos mesmo no fim. Acho muito ingrato alguns sportinguistas porem tudo em causa como foi este fim-de-semana em Alvalade. Achei vergonhosa a assobiadela que presenciei em Alvalade. Apetecia-me cuspir em cima de cada um deles e fazer-lhes abrir os olhos. A cabecinha das pessoas em Portugal é muito pequenina... Falta inteligência para analisar todo o conjunto de circunstâncias que têm ditado o destino do Sporting.
Não estou com isto a contradizer-me em relação ao que disse na semana passada, pois não são dois jogadores que vão tirar oportunidades aos mais novos! Nas épocas anteriores isso nunca aconteceu, nomeadamente na época passada.
Cabe-nos a nós apoiar e não assobiar! Porque se querem assobiar, então fiquem em casa e assim não chateiam ninguém.
Saudações Leoninas!
Publicada por OLeãoRampante à(s) terça-feira, dezembro 04, 2007
domingo, novembro 25
Premeditado
Enfim, nada que não seja normal para este Sr. filha da Puta que, desculpem lá as asneiras, não tem mesmo outro nome. Lembram-se de uma escuta entre Pinto de Sousa e Valentim em que o primeiro dizia: "Epá! Para acalmar o Luis Filipe Vieira basta nomearmos o Paraty"...Pois é... A nós ninguém nos acalma...
Também falhámos as nossas... O Leixões fez o primeiro remate aos 76 minutos! Ou seja, sem rematar conseguiu marcar um golo! E nós bem tentámos...Tamanha infelicidade!!
O que eu acho é que as outras equipas contra o Sporting podem fazer tudo o que querem e sentem que o árbitro vai estar sempre com os olhos bem fechados. É o que sempre acontece.
Ainda assim, e mesmo jogando contra 14, acho que acabou por nos faltar sorte. É que quando se joga contra 14, é preciso ter bastante sorte!!
Publicada por OLeãoRampante à(s) domingo, novembro 25, 2007
quinta-feira, novembro 15
Mudar Atitudes - A Juventude
(Claque Juventude Leonina)
A saber:
Adrien Silva 18
Rui Patrício 19,
Pereirinha 20,
Celsinho 20,
Paulo Renato 20.
Djaló 21,
Moutinho 21,
Veloso 21,
Vukcevic 21,
Purovic 21,
Ronny 21,
Galdstone 22
Stojkovic 24,
Izmailov 24.
O que quero dizer com tudo isto, é que temos de dar tempo ao tempo e não colocarmos imediatamente tudo e todos em causa.
Afinal de contas, nós que clamamos imenso a nossa diferença para com os nossos adversários, conseguimos, por vezes, ser iguais a eles...
P.S.- Não se esqueçam de que foi este o caminho que todos nós escolhemos e do qual nos orgulhamos.
Publicada por OLeãoRampante à(s) quinta-feira, novembro 15, 2007
quarta-feira, novembro 7
Sporting - Roma: Todos ao Estádio
Hoje, pelas 19,45, começa um dos jogos mais importantes da época da nossa equipa, e, ao contrário do que vem sendo dito pelos jornalecos desportivos não somos obrigados a ganhar, mas óbviamente vamos fazer tudo para o fazer, sabendo que dessa maneira dependemos só de nós para concretizar o objectivo de estar nos oitavos-de-final da CL!
Todos ao estádio, nós vamos la estar para apoiar, e quem não o puder fazer no estádio que o faça pela televisão, em casa ou no café, força Sporting allezz!!
A.
Publicada por OLeãoRampante à(s) quarta-feira, novembro 07, 2007
terça-feira, outubro 30
Paulo Bento - Erros surpreendentes - A Recuperação
Antes de mais dizer que Paulo Bento continua a ter o nosso apoio, ?incondicional?, sim, mas não repetindo erros surpreendentes para um grande treinador que é, e que vai melhorar com os erros! Não acontece com qualquer um? Claro, eu já aprendi muitas coisas com os meus erros. Mas vamos ao que interessa:
ROMA - um dos melhores jogos que o Sporting fez esta época, jogámos sem medo, atacámos bem, defendemos bem para quem está a jogar com a 2ª melhor equipa italiana do momento, o problema foram os 2 erros que ditaram 2 golos contra a nós. Até aqui Paulo Bento não tem culpa alguma. O problema vem a seguir.. Mesmo antes de sofremos o 2º golo, Paulo Bento prepara-se para retirar Vukcevic e fazer entrar Paredes, que erro!, e mesmo sofrendo o golo não alterou a substituição, porquê?, para melhorar o quê?, estavamos com o jogo controladíssimo!, é certo que vukcevic não estava a fazer um excelente jogo, até o poderia retirar de campo, mas fazer entrar um medio defensivo, para fazer descair Moutinho para a direita quando estava a jogar muito bem no meio, e Izmailov para a esquerda, isto é, alterar 3 posições numa equipa quando esta está a jogar bem, só pode desestabilizar o jogo dessa mesma equipa, e dar à outra a ideia de que, a partir desse momento, vamos defender... a derrota!?!? retiramos um jogador de ataque para um defesa, quando estamos a perder?? A partir desse momento não fomos os mesmos.. Surpreendente mesmo, não a derrota, porque, como já referi, jogámos contra a Roma e não contra o Celtic, mas sim a visão, ou falta dela, de Paulo Bento. Penso que não se vai repetir..
Nacional - Ao contrário de Roma, um dos piores jogos do Sporting desta temporada, até aos 70 min... Rapidamente e sem ser necessário uma grande compreensão de futebol e do que é um PLANTEL aqui vai: _ Polga está lesionado, existem mais 2 centrais no plantel, um deles Gladstone, pelo que já o vi jogar esta época é muito bom jogador, parece que jogou mal com o Fátima (não vi o jogo, só tive oportunidade de ouvir pela rádio), ou seja, em cerca de 5/6 jogos não esteve bem em 1, e não mereçe mais oportunidades?, como Paulo Bento diz, "no Sporting não crucificamos os jogadores", então tem que se aplicar a todos e não só aos GR!, e depois também temos Paulo Renato, formado na Academia do Sporting, que práticamente não jogou ainda está época, porque não dar-lhe uma oportunidade!? A pergunta: De que maneira isto prejudica o Sporting?, tem uma resposta fácil e óbvia: Miguel Veloso a central em vez de estar no meio-campo, outro erro surpreendente, que, até correu bem em Roma, apesar do erro que deu origem ao penalti inexistente, mas na Madeira não!, e tinha que ser alterado o mais tardar ao intervalo!! Porque a partir do momento em que foi alterado começámos a jogar bem, e até poderiamos ter ganho! Penso que não se vai repetir..
A partir deste momento, tenho a certeza que vamos melhorar, e muito!, porque estamos habituados a estas situações, com toda a gente a cair em cima de nós, e não falo de 30 ou 40 pseudo-sportinguistas que, quando estamos 3 jogos sem ganhar, vão a Alvalade pedir explicações, mas sim dos jornalecos desportivos, que, para além de serem uns vendidos, são o ex-libris das vergonhas do nosso futebol!
Acreditem que, já amanha em Fátima, vamos demonstrar de "que massa somos feitos", e acredito que a partir de agora vamos melhorar muito, e começar a nossa recuperação!
A.
Publicada por OLeãoRampante à(s) terça-feira, outubro 30, 2007
quarta-feira, outubro 24
Fífias
E pronto. Duas fífias lá nos lixaram... Mas jogámos bem. Não me apetece escrever mais como é óbvio...
Publicada por OLeãoRampante à(s) quarta-feira, outubro 24, 2007
terça-feira, outubro 16
Pseudo Sportinguistas
P.S.- Já agora, e em vez de estar sempre a criticar, por que não publicitar a Gamebox?
Publicada por OLeãoRampante à(s) terça-feira, outubro 16, 2007
quarta-feira, outubro 3
Deus
Obrigado Polga!
Publicada por OLeãoRampante à(s) quarta-feira, outubro 03, 2007
domingo, setembro 30
A vergonha...sem vergonha (Link)
Obviamente não venho aqui analisar os lances do jogo de ontem. Para além de achar que são demasiado óbvios, o nosso treinador já os referiu e muito bem. Aliás, adorei a maneira como o Paulo Bento falou. Sempre nos faltou alguém que dissesse as verdades sem papas na língua.
Ou seja, mais do que penalties não assinalados, ou cacetadas "à Rui Costa" que nem direito a amarelo dão, o que mete nojo é esta parcialidade brutal quando é o Sporting a jogar. Tudo isto é muito grave e, sinceramente, não vejo maneira de todos estes porcos que estão na liga ou na comissao de arbitragem saírem dos cargos que ocupam.
A vergonha, sem vergonha, continua...
Publicada por OLeãoRampante à(s) domingo, setembro 30, 2007
Etiquetas: Sporting, vergonha 1 Comentários
terça-feira, setembro 25
O segredo - Correr
Muito sinceramente não me apetece estar aqui a dissertar sobre as causas para tal ter acontecido... O que eu sei, é que jogadores como Farnerud nunca poderiam entrar de início. É que ele SIMPLESMENTE NÃO CORRE!! Como grande sportinguista que sou, costumo simpatizar com todos os jogadores do Sporting. Obviamente que cada um tem a sua maneira de ser, mas, normalmente, consigo encontrar sempre algo de positivo em cada um. Mas quando um jogador não corre não há nada a fazer. Parece-me um jogador sem alma, sem brio, sem vontade de lutar por uma bola perdida. Podem-me dizer que é o estilo dele e que até tem técnica e não sei mais o quê, mas o problema aqui é que eu e todos os sportinguistas, não queremos um jogador que "até tenha técnica!" Eu quero um jogador que, no mínimo, "até tenha técnica" e... CORRA!
Saudações Leoninas!
P.S.- Obviamente que não vou dizer que tem culpa é de quem o põe a jogar...até porque duvido que se ele treinasse assim na academia, jogasse aos fins de semana...
P.S.1- Apesar de tudo, e já que dei 6 anos de benefício da dúvida a um jogador que nos abandonou cobardemente, também o vou dar ao Pontus.
Publicada por OLeãoRampante à(s) terça-feira, setembro 25, 2007
quinta-feira, setembro 20
As diferenças
Mas existiram outras diferenças. Quem foi ao estádio ficou com certeza impressionado com o poderio físico dos jogadores do Manchester...Bem mais altos e bem mais fortes.
Obviamente que esta não tem que ser necessariamente a razão para termos perdido o jogo, mas tendo também em conta o facto de os nossos jogadores serem muito novos e inexperientes, talvez se começe a perceber melhor a razão para a derrota.
Posto isto, o que me preocupa é o seguinte: sabendo que para ganhar jogos europeus com alguma regularidade, é preciso ter experiência, temo que seja difícil atingir este objectivo, pelo menos enquanto tivermos a necessidade de vender as nossas jóias da coroa.
Mas atenção! Obviamente que entendo e concordo(!) que tenhamos de vender os nossos jogadores, já que a nossa situação financeira não é das melhores. E por isso é que apesar de tudo tenho esperança que daqui a pouco tempo tenhamos poder financeiro para prender por mais tempo os jogadores que formamos. Um pouco à semelhança do que fez o Ajax há uns anos atrás quando ganhou a Taça das Taças.
Saudações Leoninas!
Publicada por OLeãoRampante à(s) quinta-feira, setembro 20, 2007
terça-feira, setembro 18
There's only one Ronaldo!
Longe vão os tempos em que íamos a Alvalade ver o nosso prodígio fazer maravilhas com a bola. Lembro-me perfeitamente do jogo com o moreirense em que ele faz uma arrancada fulgurante quase desde o meio campo, finalizando de forma fantástica. Lembro-me também que o meu irmao já se queria ir embora quando...Goloooo! Mais um do Cristiano! Que saudades... E agora também lá está o Nani... Vai ser um jogo entre duas equipas que se conhecem bem e ambas vão fazer tudo para ganhar. Deste jogo há duas coisas pelas quais eu anseio: a de que o Ronaldo (e também o Nani) seja recebido com muitas palmas (de pé de preferência!!) que é, aliás, um hábito do público de Alvalade e, ainda mais importante, que o Nosso Sporting ganhe! Nós vamos lá estar! Força Sporting!!
Publicada por OLeãoRampante à(s) terça-feira, setembro 18, 2007
segunda-feira, setembro 17
O atraso (Link -segundo 21/22)
Uma frase apenas: a bola vai na direccção do Tonel, portanto quando se afirma que se a bola for de encontro ao guarda-redes é considerado atraso, esquecem-se que primeiro, a bola vai na direcção do Tonel e só depois, na direcção do guarda-redes. Parece óbvio ao Blog, para algumas pessoas não. OU SEJA: É ÓBVIO(!) QUE NÃO É ATRASO.
Publicada por OLeãoRampante à(s) segunda-feira, setembro 17, 2007
quinta-feira, agosto 16
segunda-feira, agosto 13
Sporting deixa jesualdo sem lavar os dentes...
O Sporting este fim de semana, matou dois coelhos com uma só cajadada. Porquê? Porque ganhou aos tripeiros e, também muito importante, ganhou directamente a um lampião. O Sporting deixou o treinador do porto sem lavar os dentes durante todo o dia de hoje, e com a azia que está, a sua boca não deve cheirar nada bem... O Sporting soube ganhar este jogo muito pela paciência que teve ao longo do encontro e...pela bomba vinda da Rússia. Este menino ainda nos vai trazer muitas alegrias. Não me parece o tipo de jogador que esteja sempre em jogo (também pela idade que tem), apesar do seu espírito combativo, mas quando tiver a bola nos pés vai fazer tremer muita gente. E já não falta muito para ir jogar às antas...
Agora digam lá a verdade: Já estávamos com saudades, hein? Izmailovvvvvvvv!!!!!!
Publicada por OLeãoRampante à(s) segunda-feira, agosto 13, 2007
sexta-feira, julho 20
O Inigualável Cherbakov!
Aqui fica a homenagem a este grande Homem, que nós, apesar de miudos na sua época, nunca mais esqueçeremos, e nos lembramos como se fosse hoje! E nem ele é capaz de esqueçer o Sporting! Esteve hoje em alvalade. Força Cherba!!!
Publicada por OLeãoRampante à(s) sexta-feira, julho 20, 2007
domingo, julho 15
O Sporting e os Guarda-Redes (Link)
Concordarão todos comigo, por certo, se eu disser que o Sporting raramente teve guarda redes à altura da grandeza do clube (Lemajic, Costinha, Nélson... Meu Deus!!). Excepção feita a Schmeichel , Ivkovic e, talvez, a Ricardo. E digo talvez porque, apesar de ter feito boas épocas ao serviço do Sporting, raramente saí de Alvalade e disse: "hoje se não fosse o Ricardo...!". Ricardo é um bom guarda-redes, sem dúvida, com muito carácter, e a jogar com os pés é o melhor do mundo (vamos ter imensas saudades daqueles passes fabulosos para o liedson!), mas não está a meu ver, por ex., ao nível do Helton, ou ao nível dos melhores anos do Baía.
Felizmente, julgo que este ano vamos então, ter um grande guarda redes. Chama-se Stojkovic, e já li várias opiniões de jogadores que o conhecem e até de ex-guarda-redes (Walter Zenga), que dizem que é uma grande promessa do futebol europeu.
Assim o espero.
Saudações Leoninas!
Publicada por OLeãoRampante à(s) domingo, julho 15, 2007
Etiquetas: Ricardo, Stojkovic 0 Comentários
segunda-feira, julho 9
quarta-feira, julho 4
O jornalismo desportivo português
Este é um assunto que quase nunca é debatido ou sequer falado. Porquê? Porque não dá jeito! Este pequeno mundo é um lugar de promiscuidade, compadrios, e sabe-se lá mais o quê. É um meio pequeno onde tudo e todos se conhecem e onde, portanto, ninguém quer confrontar quem quer que seja acerca de assuntos delicados como é o caso apito dourado. Os dirigentes conhecem os jornalistas e vice versa. Tratam-se por tú muitas vezes, e isto não é bom para a verdade desportiva. A verdade é que sempre que saem notícias sobre possíveis envolvimentos de dirigentes em casos de polícia nunca ninguém diz, nem viu nada.
Esta semana foi publicada mais uma escuta em que os protagonistas eram o Valentim Loureiro e o Pinto de Sousa, e onde Valentim dizia que para "acalmar o Luís Filipe Vieira basta nomear o Paraty e o Devesa Neto!!". Ora bem. Ainda não vi nem um jornalista a perguntar ao LFV o que é que pensava sobre esta frase... E porquê? Porque provavelmente o LFV falaria com o director desse jornalista (que de certeza conhece e trata por "tú") e e fazia uma chamadinha de atenção "e tal"... Mas isto é só uma gota no meio de um oceano bem sujo e cheio polvos com uns tentáculos bem grandes...
Só há um aspecto no meio disto tudo que me deixa feliz: é o facto do Nosso Grande Clube, o Sporting Clube de Portugal, não se meter neste mundo nojentinho e mesquinho e não ter que se sujeitar a este género situações.
Saudações Leoninas!
Publicada por OLeãoRampante à(s) quarta-feira, julho 04, 2007
domingo, julho 1
Parabéns Sporting
101 anos de Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Mais de 2500 títulos conquistados, com os Melhores Adeptos do Mundo!
Publicada por OLeãoRampante à(s) domingo, julho 01, 2007
sábado, junho 23
As contratações
Pois é pessoal, enquanto que uns andam a gastar milhões (sabe-se la de onde vêm estes milhões...) em jogadores, o nosso Sporting promove jogadores dos escalões jovens e faz as suas contratações com a cabeça no lugar, e não contratar por contratar. Izmailov, Gladstone, Derlei, e Vukcevic(?) são exemplos disso e jogadores que fazem falta cada um na sua posição, e não é preciso gastar 10 milhões só num jogador para os adeptos assobiarem para o ar. Agora com mais 2 ou 3 bons reforços, na onda dos que já contratamos, e ficamos com o plantel definido para atacar tudo e todos!! (Vídeos em Baixo)
Saudações leoninas dos irmãos A&D
Publicada por OLeãoRampante à(s) sábado, junho 23, 2007
segunda-feira, junho 18
A História do Leão Rampante
EVOLUÇÃO DO SÍMBOLO DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Desde a fundação, a 1 de Julho de 1906, o Sporting já teve seis emblemas, nos quais o leão e o verde estiveram sempre presentes.
1907 - O primeiro emblema
O emblema do Sporting teve origem no Verão de 1905, nas conversas tidas em Cascais entre José Holtreman Roquette (José Alvalade), os primos José Roquette, António Rebelo de Andrade e D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro).
José Alvalade pede a D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) para autorizar a utilização do leão rampante do seu brasão como símbolo do Clube. Pombeiro dá autorização, mas pede que o fundo não seja azul, igual ao brasão. Os quatro escolhem o verde, cor que expressa a esperança de sucesso do novo Clube.
Em 1907 a Casa Anjos, de Lisboa, apresenta o símbolo: um emblema circular com um leão rampante sobre a inicial da palavra “Club”, com as iniciais das palavras “Sporting” à esquerda e “Portugal” à direita, em prata, com fundo verde.
1913 - Inspiração veio da Alemanha
Em 1910 Hugo Morais Sarmento regressou da Alemanha para ingressar no Sporting, como guarda-redes, por proposta de Manuel Monterrozo Carneiro. Quando chegou ao Sporting trazia vestido um casaco azul, com uma lapela onde se alinhavam quatro emblemas germânicos.
Daqui surgiu a ideia de se mandar confeccionar naquele país emblemas para o Clube. Foi o próprio Morais Sarmento quem desenhou o modelo e se encarregou da encomenda.
Os novos emblemas chegaram ao Sporting a 1 de Abril de 1913: um leão rampante branco num escudo de fundo verde, envolvidos por uma cercadura circular preta com o nome do Clube escrito a branco.
1930 - A génese dos anos seguintes
Em 1923 a direcção do Sporting mandou confeccionar nova remessa de emblemas na Alemanha. Contudo, a assembleia geral realizada em Janeiro nomeou uma comissão que rejeitou os quatros modelos apresentados, um dos quais da autoria de Júlio de Araújo.
Em 1930 foi oficialmente adoptado o emblema que está na génese do que perdurou até 2000: um leão rampante de pé, a branco, com as iniciais a branco por baixo do leão, em fundo verde.
1945 - Destaque para a sigla
Em 1945 surge um novo emblema, onde se destacava a sigla do Clube, pela primeira vez a coroar o símbolo. O escudo mantinha o fundo verde, com o leão rampante e a sigla a branco. O símbolo adopta uma configuração recortada, em forma de escudo.
1956 - Comemoração do cinquentenário
Em 1956, para assinalar a comemoração do cinquentenário, a direcção criou um emblema constituído por um laurel dourado com cercadura em esmalte verde onde estava escrita legenda dourada “50 anos ao serviço do desporto e da Pátria”-. Na circunferência central, em esmalte branco, estava o emblema oficial do Clube.
2001 - Imagem para o século XXI
O ano de 2001 marca a consolidação do Sporting como um Clube profissionalizado e apostado em garantir a sustentabilidade económica e desportiva. Para reforçar este posicionamento, o Sporting apresenta uma nova imagem gráfica, mais estilizada, rejuvenescida e adequada ao perfil actual dos 3 milhões de sócios e simpatizantes.
A modernização da imagem institucional foi antecedida por diversos estudos de marketing estratégico e tem subjacente uma lógica evolutiva que permitiu desenvolver um emblema coerente com o passado do Sporting: assenta nos valores tradicionais do Clube - esforço, dedicação, devoção e glória - e no símbolo e cor desde sempre associados ao Clube - o leão e o verde.
As aplicações desregradas, os diferentes nomes utilizados para definir o Clube (no estrangeiro, muitos conhecem-no como Sporting de Lisboa) contribuíram igualmente para criar uma anarquia pouco consentânea com a identidade de um Clube que assume como objectivos a liderança no panorama nacional e a notoriedade internacional.
A nova solução gráfica, pelo contrário, é unificada e coerente. Sem romper com o passado, apresenta uma imagem contemporânea, institucional, popular e simultaneamente internacional: um reflexo da personalidade e ambição do Sporting, bem como das expectativas dos seus sócios e simpatizantes.
O enquadramento foi simplificado mantendo, no entanto, a cor verde e o escudo; foram introduzidas três listas brancas horizontais que remetem para o simbolismo da camisola do Clube; as palavras “Sporting” e “Portugal”, agora escritas por extenso, enfatizam a dimensão nacional do Clube e unificam o seu nome ao nível internacional; o leão surge mais estilizado e com um impacto reforçado que lhe é conferido pela cor dourada. Como uma coroa, a sigla SCP continua a perpetuar um nome com perto de um século de história.
Este símbolo será posteriormente aplicado em todos os suportes institucionais do Clube, demarcando uma viragem que, além de visual, é essencialmente estratégica e espelha a aposta na criação de um conjunto de empresas profissionalizadas e rentáveis, na consolidação de uma das marcas portuguesas mais eficazes e na liderança nas áreas desportivas em que está presente.xto
Publicada por OLeãoRampante à(s) segunda-feira, junho 18, 2007
O Sporting
Como grandes sportinguistas, vamos dedicar este blog ao Nosso Sporting, ou seja, aqui vamos falar do nosso Sporting, sem papas na lingua, engrandecer os nossos jogadores, enfim... Viva o Sporting!!!
Publicada por OLeãoRampante à(s) segunda-feira, junho 18, 2007
Marat Izmailov